terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pastor cristão é condenado a pena de morte no Irã por se recusar a mudar de religião

Youcef Nadarkhani com a família; condenado por não se converter ao islamismo, ele poder ser o primeiro iraniano executado em 20 anos devido à religião

  • Youcef Nadarkhani com a família; condenado por não se converter ao islamismo, ele poder ser o primeiro iraniano executado em 20 anos devido à religião
Um pastor que se converteu do islamismo para o cristianismo foi condenado à pena de morte no Irã por recusar voltar à sua antiga religião. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".
Youcef Nadarkhani, 34 anos , se recusou a cumprir uma ordem judicial que o obrigava a se converter novamente ao islamismo. A sentença foi proferida por uma corte na província de Gilan, na cidade de Rasht.
O pastor foi detido em outubro de 2009 quando tentava registrar sua igreja na cidade. Youcef começou a questionar a supremacia dos muçulmanos para doutrinar as crianças, e acabou acusado de tentar "evangelizar" muçulmanos e de abandonar o islamismo, o que pode levar à pena de morte no país.
Sua primeira condenação aconteceu em 2010, mas a Suprema Corte do Irã interveio e conseguiu adiar a sentença. Ao ser revisto, o processo resultou na mesma condenação ao fim do sexto dia de audiência, nesta quinta-feira.
No tribunal, o pastor disse que não tinha intenção de voltar ao islamismo, chamando sua crença anterior de "blasfêmia".
Agora, a defesa de Youcef tentará novamente recorre à Suprema Corte, pedindo a anulação da pena. O advogado de Youcef, Mohammed Ali Dadkhah acredita que tem 95% de chance de anular a sentença.  No entanto, alguns apoiadores temem que a Suprema Corte demore para analisar o pedido e o pastor seja executado nos próximos dias.
O ministro de Relações Exteriores britânico, William Hague, comentou o caso e pediu que o Irã cancele a sentença. "Eu repudio o fato de que Youcef Nadarkhani, um líder cristão, possa ser executado por se recusar a cumprir a ordem da Suprema Corte para que ele se convertesse ao islamismo. Isso demonstra que o regime iraniano continua não respeitando o direito à liberdade religiosa".
O último cristão executado por questões religiosas no Irã foi o pastor da Assembleia de Deus, Hossein Soodmand, em 1990. No entanto, dezenas de iranianos que se converteram ao cristianismo foram misteriosamente assassinados nos últimos anos.

Arcebispo faz visita ao Tribunal de Justiça

 
O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, visitou a Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Desembargadora Judite Nunes, na manhã desta terça-feira, 28 de fevereiro. “Trago votos de boa vontade. Conte com nossas orações, pois sabemos das responsabilidades da Justiça”, frisou o Arcebispo. A Desembargadora expressou a alegria e a honra em receber a visita do Arcebispo de Natal. “A presença do senhor, nesta casa, é abençoada”, destacou.
Foto: Cacilda Medeiros

Dom Jaime em conversa com desembargadores, no TJ

O encontro também contou com a presença dos desembargadores Caio Alencar e Cláudio Santos.

A ida ao Tribunal faz parte da programação de Dom Jaime, na primeira semana como Arcebispo de Natal, que inclui visitas a autoridades e instituições.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Posse de Dom Jaime Vieira Rocha
A celebração aconteceu na manhã do dia 26 de fevereiro de 2012, na Catedral Metropolitana de Natal.
 
Fotos: Cacilda Medeiros / Hernando Paredes
Na frente da Catedral, bispos, padres e fiéis aguardavam o novo Pastor
Ao chegar à Catedral, Dom Jaime foi recebido pelo pároco, Padre Aerton Sales
Banda de Música da Marinha, na acolhida ao Arcebispo
Momento do hasteamento das bandeiras
Saudação da Governadora, Rosalba Ciarlini
Dom Jaime entrou na Catedral aspergindo os fiéis
Cerca de cinco mil pessoas lotaram a Catedral
Dom Jaime e Dom Matias fazendo preces, diante do Santíssimo Sacramento
Momento em que Dom Jaime paramentava para dar início à missa
Antes da missa, Dom Matias e Dom Jaime posaram para uma foto
Procissão de entrada
Dom Jaime, na procissão de entrada
Dom Matias incenssando o altar
Tradução da celebração para a linguagem dos sinais
Início da celebração, sob a presidência de Dom Matias
O chanceler, Padre Júlio César, apresentou a Bula Papal, com a nomeação de Dom Jaime
Dezenas de padres estiveram presentes
Momento da passagem do Governo Pastoral
Descerramento da placa com o brasão de Dom Jaime, na cátedra
Padre Edilson Nobre fez a saudação ao novo Arcebispo, em nome do clero
Fiéis da Arquidiocese de Natal, de Campina Grande e de outras dioceses participaram da celebração
Dom Jaime já na presidência da celebração
Padre Flávio Herculano foi o comentarista da missa
Momento em que padres e diáconos juraram obediência ao novo pastor
Liturgia da Palavra
Momento da homilia
Ofertório
Oração Eucarística
Comunhão
Várias paróquias levaram faixas com saudações ao novo Arcebispo
Alguns dos bispos que participaram da celebração
Dom Jaime e os demais bispos assinaram a ata da posse
O Ministro Garibalde Filho, a Governadora Rosalba Ciarlini e a Prefeita Micarla de Sousa também assinaram a ata
Bênção final da missa
Após a missa, um almoço de confraternização

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

“Que a saúde se difunda sobre a terra!” Eclo 38,8


CF_2012Agentes da CF de 55 paróquias da Diocese de Jundiaí estiveram reuniões para refletir  sobre a organização da Campanha da Fraternidade em 2012, no dia 26 de novembro, no anfiteatro da Cúria Diocesana de Jundiaí.
Mais de 160 lideranças paroquiais da Campanha da Fraternidade e da Pastoral da Saúde acompanharam as exposições sobre a Campanha da Fraternidade desde seu início em 1.962 até os dias atuais e a apresentação do tema da CF 2012 “Fraternidade e Saúde Pública”.
Pe. Juverci Ponte Siqueira, assessor eclesiástico da CF fez a Oração da Campanha e, iniciou o encontro com um momento de mística, com a encenação dos jovens da cidade de Itu, que demonstraram com danças as várias situações de sofrimento na enfermidade e de esperança na união da comunidade que supera todas as adversidades. Demonstraram a verdadeira pastoral de conjunto, com objetivos em comum se fortalecendo em Jesus Cristo e Maria Santíssima.
Durante toda a manhã do sábado os agentes acompanharam atentamente as palestras do Paulo Dutra, que fez uma retrospectivas da Campanha da Fraternidade, motivando a atuação dos agentes. a Irmã Alcinda da Congregação Missionárias de Cristo, que esclareceu sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e a organização pastoral na Diocese e finalizando a Edvania Sinhorini e Dolaine Coimbra que apresentaram o tema e objetivos da CF 2012.
Ao final foram eleitos e confirmados os coordenadores da CF das regiões pastorais, que compõe a equipe diocesana: Shirlei (Reg. 1); Edna (Reg. 2); Angelino Garcia (Reg. 3); Neide (Reg. 4); Anísio (Reg. 5); Fernanda e Dolaine (Reg. 6); Petronilho e Nilo (Reg. 7); Edvania (Reg. 8) e Iria (Reg. 9).
A próxima reunião de agentes da CF será na manhã do 04 de fevereiro e o Lançamento do Texto Base será realizado na noite de 16 de fevereiro, por Dom Vicente Costa, contando com a presença das autoridades de saúde dos municípios da Diocese.



Colaboração: Maria Rosangela Moretti
Coordenadora Diocesana da CF

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dom Matias receberá homenagens dia 16

 


O Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, presidirá missa em ação de graças pelos 8 anos de pastoreio, no dia 16 de fevereiro, às 19 horas, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação. Na ocasião, os agentes das pastorais, os fiéis em geral e autoridades prestarão homenagens a Dom Matias.

Nestes 8 anos de pastoreio na Arquidiocese de Natal, Dom Matias se confessa um homem feliz, porque viveu momentos gratificantes. Neste período ele visitou todas as paróquias da Arquidiocese. Mas ele destaca outros momentos. “Tive a sorte de, durante estes 8 anos, ordenar 55 padres e 45 diáconos permanentes. Ordenei, também, um Bispo do nosso Clero para a Diocese de Bonfim, Bahia - Dom Francisco Canindé Palhano”, recorda Dom Matias. Para ele, tudo isso é “fruto do esforço pastoral dos formadores e, sobretudo, da ação da Graça de Deus que neles atuou”.

No próximo dia 26, Dom Matias passará o comando da Arquidiocese de Natal para o seu sucessor, Dom Jaime Vieira Rocha. Neste final de trabalho, ele se sente realizado e feliz. “De minha parte, digo como São Paulo: ‘combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé’. Estou feliz”, conclui.